SÉRIE: MADONA COL BAMBINO - 2008




A série " Madona col bambino" inicia-se com esse trabalho de pintura em acrílica sob tela de 80 x 120cm que tem o mesmo nome da série. 


Como consequência de um momento de intensa oração, senti que deveria pedir a Deus pelos sacerdotes. Minha avó paterna ensinava as pessoas a rezarem por eles. Isso foi reforçado pelas mensagens que Nossa Senhora enviou ao padre Gobbi. Ela aconselhava os sacerdotes a não terem medo ou desconfiança e a se manterem unidos a comunidade. Isso reforçava as mensagens de Nossa Senhora Rainha da Paz dadas a uma vidente em Medjugorje. 
Foi então que me deparei com uma pintura que me inspirou o primeiro trabalho da série “Madona col Banbino”. A tela foi pintada em 1650 por Bartolomé Esteban Perez Murillo(1617-1682), um famoso artista do barroco espanhol.
Isto ocorreu em 2008. Trata-se de uma pintura com tinta acrílica sobre tela no formato de 80 x 120 cm.
O medo gera a desconfiança e isto leva a distorção da imagem do outro. Como consequência vem o afastamento entre as pessoas. 
Para refletir isso, eu optei pelo apagamento da pintura em aguada com tinta acrílica, ainda molhada, ao jogar água sobre ela.



Os trabalhos seguintes são ampliações impressas em baixa qualidade de uma reprodução da imagem em cartão postal para o formato A4  que recebe desenhos feitos com hidrocor e, são, novamente, ampliados em papel para o tamanho de 80 x 120 cm. Esses trabalhos tratam de como o olhar recortado e visto de outro angulo pode modificar o contexto daquilo que se vê.


        
Intervenções de desenhos em impressões e ampliações - 80 x 120 cm -  2008.






 MÃO 

Intervenções de desenhos em impressões e ampliações
80 x 120 cm -  2008.

 

O trabalho "MÃO", que desvirtua a obra original, retirando dela o contexto religioso e a forma, é um trecho da obra barroca do artista  Murillo. 
Esse trabalho nasce da ampliação de trecho da reprodução da obra invertida que em seguida recebe desenhos feitos com hidrocor e, são, novamente, ampliados.  
A baixa resolução da impressão cria um ponto de apoio quase invisível  sob uma área colorida que surge na impressão .  
Essa releitura fala da mão da mãe que sustenta, apoia e segura o tecido que protege e envolve a criança.

 










MÃOS
Intervenções de desenhos em impressões e ampliações
80 x 120 cm -  2008.



MÃOS é um trecho da obra do artista barroco  Murillo feita com a ampliação de uma reprodução  onde se insere desenhos feitos com hidrocor e, novamente, se amplia. Esse trabalho  desvirtua a obra original pois retira dela o contexto religioso e o sentido da forma(ela é usada de cabeça para baixo). Nela mostra-se as mãos da criança que procura, suavemente, pela mãe. E, que busca se esconder por entre os tecidos que envolvem a mãe com seu braço forte.





FOGO
Intervenções de desenhos em impressões e ampliações
80 x 120 cm -  2008.

 

 

FOGO  é uma releitura da obra de Murillo, artista barroco. 
Esse trabalho  trata de mostrar a representação das mãos que apalpam e seguram. E, fala de um fogo que consome.
  Foi executada como  ampliação  de  parte de uma reprodução  da obra. Nessa se faz desenhos  e, novamente, se amplia. 






AFASTANDO
Intervenções de desenhos em impressões e ampliações
80 x 120 cm -  2008.


AFASTANDO é um pedaço da obra de Murillo (artista barroco). Esse trabalho  desvirtua a obra original  retirando dela a forma(ela é usada de cabeça para baixo)e, o contexto religioso. O trabalho é feito a partir da ampliação de uma reprodução  onde se insere desenhos feitos com hidrocor e, novamente, se amplia.





MENINO
Intervenções de desenhos em impressões e ampliações
80 x 120 cm -  2008.

"MENINO" é uma releitura da obra de Murillo. Nasce de uma reprodução de baixa qualidade tirada de um cartão postal. Sobre esta reprodução do rosto do menino são feitos desenhos (traços do rosto) e  uma figura que mistura o simbolo do @ e da do caracol.


O trabalho mostra como cópias podem modificar o objeto ao ponto de gerar a necessidade de novos contornos ou de novas formas para se sustentar.



MÃE
Intervenções de desenhos em impressões e ampliações
80 x 120 cm -  2008.


"MÃE" nasce de uma reprodução. Trata-se de  uma releitura da obra de Murillo.   Desenhos (traços do rosto) são feitos, assim como uma figura com a palavra espera e o simbolo do @ .