SÉRIE: MOVIMENTO E BRILHO - 2015

Esses trabalhos foram feitos, primeiramente, em papel com o uso de carimbos.  

Haviam se formado imagens muito interessantes e instigantes. Passei essas imagens para pintura em tela e durante o processo de percepção da forma, começei a trabalhar efeitos de luz e brilho sobre as imagens.

Busco retratar movimento de diversas formas: Movimento no interior humano(Ligada aos sentimentos), Movimento dos corpos(Exterior e interiormente) E os movimentos puramente abstratos.

 Deus é”O verbo”:
“O verbo se fez carne e habitou entre nós.”(João 1,14)

E,  se o verbo é, ele é, portanto, ação, movimento.  sabemos que o movimento pode acontecer de diversas formas, mas, não se mover, também, pode ser considerado um movimento como ocorre na pintura.

Desejamos ardentemente, ver a verdade completa, O verbo por excelência. E, sendo videntes é que, sem perceber, tornamo-nos mais cegos. olhamos para fora e não para o interior.  Buscamos ver Deus (movimento) no exterior, seguindo normas científicas, cálculos, discursos filosóficos, humanitários  e, tantas outras coisas que, nos perdemos em regras e normas.  Nos tornamos mais cegos que os cegos.  Não nos aventuramos a estender as mãos para tentar tocar. Tatear.  Ver com os olhos de cegos.

“Os prisioneiros acorrentados a opinião na caverna... nunca estendem a mão para a luz e para a sombra.  Eles não se aventuram”. (Derrida, 1993, PG 22)


 
MOVIMENTO - 2015
Acrílica s/ tela – 0,70 x 0,40 m

O trabalho MOVIMENTO nasce de um estudo com carimbos em papel. Na tela são acrescentadas mais camadas. Uma primeira, com tinta branca e, outra, deixando veladas áreas em diagonais.   Isso cria um efeito de raios de luz em várias direções. Numa terceira camada, em preto cria-se algo como uma janela. Onde partes da pintura são visíveis e, partes, são cobertas. 


Estudo com carimbos em papel.












LEMBRANÇAS - 2015
Acrílica s/ tela – 0,70 x 0,40 m

O trabalho LEMBRANÇAS nasce de um estudo, com uma aquarela de um peixe, seguido da incorporação de imagens de carimbos sob o papel. Ao passar para a tela, foram como nos outras trabalhos da série, acrescentadas mais camadas. Uma camada de branco criando uma veladura leve e uma, criando áreas ainda mais veladas na vertical. Sob essas camadas de branco, há uma de preto que cria uma espécie de janela por onde se pode ver partes dessa pintura, tendo outras, completamente, cobertas.



       Estudo com aquarela e carimbos em papel.





BRILHO - 2015
Acrílica s/ tela – 0,70 x 0,40 m

Esse trabalho BRILHO, inicia-se, igualmente,  apartir de um estudo com carimbos formando um movimento de bolas que inicia de cima para baixo, na vertical, e, é continuado na horizontal. Ao passar para a tela as formas são coloridas em tons de azul com algumas em branco como o fundo. Sob essa pintura são feitas camadas de branco em formas de outras bolas que criam uma efeito de brilho de luz. Por cima, uma camada de preto cobrindo por completo áreas da pintura. E, formando uma espécie de janela. Numa última camada mais uma veladura de branco agora sobre o preto criando a ideia do brilho de luz invadindo, fora e dentro, ao mesmo tempo. 



Estudo com carimbos formando um movimento de bolas que inicia de cima para baixo, na vertical, e, é continuado na horizontal.