SÉRIE: LANCIANO - 2003


Estes trabalhos foram feitos  durante o curso de Belas Artes na UFRJ nas aulas de pintura com Lourdes Barreto e Ricardo Pereira. E, foram expostos no Corredor Cultural do Bennett RJ. São trabalhos/estudos. E, foram base para muitos outros trabalhos. 

Na minha produção artística sinto necessidade de expressar aquilo que não vemos,  mas que nem por isso deixa de existir,  o transcendental: O ser por excelência.

O milagre de Lanciano foi um acontecimento místico do século VII d.c. Teve este nome por ter acontecido na cidade de Lanciano na Itália. Tratou-se de um pedaço de pão que se transformou em carne (tecido do miocárdio).

A imagem impressa em um santinho foi a inspiração para a primeira aquarela da série: Lanciano. Apartir dela, criei vários estudos usando cópia por impressora.  Assim nasceu a série em aquarela que deu origem as primeiras telas com tinta acrílica.

O conhecimento deste acontecimento místico levou-me a pensar sobre o sobrenatural e o transcendental.  Para me exprimir, comecei a pintar sobre o tema "ser".  Procuro modalidades de evocação da espiritualidade humana em elementos como forma, movimento, luz, escuridão e vazio.

SÉRIE:

      

 
  


   







   









TRABALHOS:
DÊ UM CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

 
Lanciano - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm  

 

Essse trabalho foi realizado na UFRJ nas aulas de pintura. Tem a forma redonda que lembra a imagem da Eucaristia impressa em um santinho do Milagre de Lanciano que chamei de Útero. Tem um volume que surge da gradação das cores e está assentado sobre uma superfície com água. As cores são vibrantes.

 



Caminho - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 


Este trabalho tem um amarelo intenso que sai da parte central superior da esfera formando um caminho que parece sair do papel e ir ao encontro do espectador afim de introduzi-lo na obra. Ao redor da esfera vermelha tem como que uma membrana azul que suavemente retem a esfera mas que possui  brechas por onde o amarelo parece sair como uma fumaça. Ao redor dessa figura, há seres com asas que parecem pairar no ar.


 
Útero - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 


A figura do útero é recoberta por uma espécie de planta que simboliza a fertilidade do útero para gerar. E, a figura é meio que sugada pelo verde da natureza ao seu lado.




Lanciano1 - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 


Essa foi uma das primeiras imagens criadas a partir da foto do Milagre de Lanciano. Representa a eucaristia ainda dentro do ostensório, simbolizado pelo circulo marrom e linhas diagonais saindo do centro da figura



 

Explosão - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 

Aquarela sob papel, o trabalho EXPLOSÃO é repleto de transparências. Possui  como figura central, um elemento disforme que esta envolvido por um verde azulado. A figura amarela possui uma veladura vermelha e ao redor dessa figura disforme há diversos  seres fluidos e transparente que parecem rodar a figura. 





EUCARISTIA - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 


O trabalho EUCARISTIA é uma aquarela sob papel. Utiliza cores vibrantes e deixa por vezes o branco do papel aparecer. Esse trabalho  representa um útero com a presença de um feto em um espaço de nuvens ( céu). 




AMARELO  - 2003
aquarela s/ papel 

297 × 420mm

A pintura AMARELO é uma aquarela sob papel. Utiliza as cores azul e amarelo. O amarelo possui  um fundo com aquadas bem fluidas de azul criando uma certa rede. Sob esta figura repousa uma figura azul que parece gritar mas que só se percebe próximo ao trabalho



IRRADIAÇÃO - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 

O trabalho IRRADIAÇÃO é uma aquarela sob papel. Utiliza cores vibrantes e camadas de veladuras em forma de raios saindo de uma esfera central  criando efeito de iluminação. Na parte superior  esquerda da pintura, há quatro elementos que se repetem na parte inferior direita. Eles são transparentes e fluidos . O trabalho representa a eucaristia pulsante,  irradiando luz e pensamentos diversos (representados pelos caracóis de linhas) erodeada de seres fluidos.


Laranja - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 

O trabalho LARANJA é uma aquarela sob papel. Apresenta uma figura desforme e como que deitada diagonalmente sob um fundo amarelo laranja.



Nascimento 2 - 2003
aquarela s/ papel 
297 × 420mm 

O trabalho NASCIMENTO é uma aquarela sob papel. Apresenta uma figura desforme como uma espécie de túnel.



Vermelho - 2003
aquarela s/ papel 

297 × 420mm 

VERMELHO é uma aquarela em papel. Ela possui três  elementos disformes dispostos diagonalmente sob o papel que representa m o movimento